Projeto lógico de um sistema de gestão para organizações. O administrador da empresa deve definir e implementar (usando um Sistema de Informação de Gestão) variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento com o passar do tempo.
BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que traduzida significa Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” vem do fato que a escolha dos indicadores não se restringe somente na área econômica-financeira, a organização também utiliza indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pela organização, conseqüentemente melhorando o desempenho no futuro.
Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o Balanced Scorecard mostra o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Assim contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
O BSC descreve a estratégia de forma muito clara, através de cinco perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
Casimiro Conde, Renan Bruno, Rodrigo Haus
Pode se dizer tambem que as empresas bem sucedidas na adoção do Balanced Scorecard implementaram um processo de gerenciamento da estratégia. Trata-se do que se chamou de "processo de loop duplo", que integra o gerenciamento tático (orçamentos financeiros e avaliações mensais) e o gerenciamento estratégico em um único processo ininterrupto e contínuo.
ResponderExcluirInformação interessante. Em breve iremos incluir ela em nosso blog.
ResponderExcluir