O principal objetivo do BSC é a ligação do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Objetivo é alcançado pelas seguintes ações:
- Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
- Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos;
- Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;
- Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.
É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
Perspectiva financeira
O BSC deve contar a história da estratégia, iniciando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que devem ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.
Perspectiva dos clientes
A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos.
Perspectiva dos processos internos
Análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível de qualidade interna. Contudo, cada vez com mais frequência, os elos entre os processos internos da companhia e os de outras, das companhias colaboradoras, estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados.
O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.
Perspectiva do aprendizado e crescimento
O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas.
A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor.
Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, emporewent e alinhamento.
Casimiro Conde, Renan Bruno, Rodrigo Haus
O processo de construção de um BSC estimula um intenso diálogo da alta direção das empresas, criando um alinhamento ao redor da estratégia, maior transparência e consenso em relação ao que é estratégia e como ela será atingida.
ResponderExcluirA estratégia de uma empresa é a maneira como ela diz para que veio.
ResponderExcluirAssim o BSC mostra se a empresa esta realmente de acordo com o oq foi planejado.
Para se atingir a estratégia é de suma importancia que exista a comunicação entre todas as áreas da empresa e que elas trabalhem conjuntamente para o sucesso comum.